24/03/2018

Animes com girl power pra dar e vender

Esse mês é mês da mulher e reparei que nunca tinha feito um post com animes que possuem mulheres fodonas, eu já criei um post com as mulheres que eu mais gosto e ele serve pra complementar esse também, quem quiser, fica o link aí. Mas uma coisa que não levei em consideração nesse post linkado foi a qualidade dos animes e a frequência em que mulheres são muito fodas no anime, OU SEJA, nesse post eu não vou falar de uma mulher em específico e sim no quanto o anime retratou as mulheres de um jeito bem girl power meixmo, quanto mais mulher fodona, melhor.

Soul Eater
A protagonista é uma mulher, já começa por aí. A vilã mais adorada do anime também é mulher, que coisa, não? O conceito de artesãos e armas é muito bom pra dividir utilidades entre os personagens, e não desvaloriza as pessoas que não lutam. E ainda melhor, existem mulheres que são armas, outras que são artesãs, não é como se fossem papéis pré-destinados pra um gênero e tals. Logo no primeiro episódio a Maka tem uma luta super foda, introduzindo esse conceito foda do anime. Apesar do traço não agradar tanto, é uma obra muito boa, com mulheres que fogem de estereótipo e outras que estão dentro desse estereótipo -porque não?-. É preferível o mangá porque o final é filler, mas o anime tem uma menção honrosa.

Inuyasha
Por mais que os holofotes estejam em homens, tem mulher fodona nesse anime sim, mulheres que estão em pé de igualdade com os caras da obra, em questão de força mesmo. É um anime que nunca cheguei a ver todo, mas que eu tenho um bom interesse. Diferente da maioria das obras shounen da época, Inuyasha tem romance e comédia na medida certa, além de ter uma sequência que despreza o padrão dividido em arcos, continuando a história numa narrativa contínua e coerente. E o que dizer dessas sacerdotisas da porra? Kagome começou a obra com um certo medo, eu diria. Mas ela soube amadurecer muito bem, e... Nossa, Kikyou maravilhosa, ela pisa muito no Inuyasha desde sempre, nem tem como competir.

FullMetal Alchemist Brotherhood
Quem acha que não é girl power, certamente não assistiu ao anime, pensa... Os dois protagonistas são homens, o vilão principal é homem, no exército a maioria é homem... Como pode ter girl power? Exatamente por isso... FMA é um anime que gira em volta do exército, é natural que tenham poucas mulheres por lá, mas assim como na realidade, as que estão lá só possuem patentes por puro mérito, você está assistindo e nem repara que a pessoa mais foda de todo o exército é um mulherão da porra. E quem foi que ensinou os dois protagonistas? Um mulherão da porra. E a primeira vilã de FMA? Nossa, que mulherão da porra! A essa altura você já deve ter notado que não existem mulheres em FMA, só mulherões da porra, se não for pra serem as melhores, elas nem aparecem, sabe? Até pra mecânica a melhor pessoa é uma mulher, é um anime que tem uma representatividade feminina forte.

Shingeki no Kyojin
Mulheres como soldadas de respeito? Como? Pois é, em Shigeki são muitas as mulheres fodas que matam titã mesmo, guerreiras ou pesquisadoras, todas elas brilham no universo de SnK: Mikasa, Ymir, Hanji, Sasha, Anne, Krista... Todas possuem algo pra dar orgulho e, assim como os outros animes na lista, elas se comparam com os homens da obra. E uma coisa ótima em Shingeki é que nenhuma dessas divas são sexualizadas e possuem seus próprios objetivos e histórias independentes de outras pessoas. Em Shingeki é onde mais vejo o girl power no melhor sentido da palavra, elas protagonizando cenas importantes e tendo papéis fundamentais no desenvolvimento da história.

Eu poderia indicar aqui One Piece e Fairy Tail, mas além desses animes serem desadequados para uma indicação -por serem grandes-, os dois sexualizam demais as mulheres e o holofote é muito maior em cima dos homens desses dois animes. Eu desconsiderei mahou shoujos e shoujos em geral porque já é um estilo de anime voltado pra meninas -por mais que eu não goste dessa classificação- e não sei vocês, eu quero ver girl power em animes que não possuem essa característica e não em um que eu já sei que vai ter girl power, sabe? Não sei se fazer sentido, mas fica aí.

2 comentários:

  1. As vezes eu fico olhando os animes, ai percebo que os japoneses são um pouco machistas, nos animes, os holofotes sempre estão neles, a maioria das mulheres são retratadas como gentil e românticas, ou tsunderes frias mas no fundo são fofinhas, acho que eles poderiam colocar um pouco mais de personalidades para as mulheres, logico que nao são todas, tipos essas da listas, elas são fortes e (creio eu, a maioria nao assisti) são mentalmente fortes, a Elizabett de Kuroshitsuji, Misa de Death Note, Shiemi de Ao No Exorcist, Sakura de Naruto, elas são irritantes, fazem de tudo pelo seu amor que chega a ser irritante, elas sao gentis e alegres, quem disse que precisa? Falta historia e personalidades nelas, a Sakura me irritou bastante quando disse que queria fugir junto com o Sasuke, ela iria trair a própria vila para fugir com um Nukenin que queria destruir Konoha? Faça-me o favor, eu sou um belo exemplo que mulheres nao precisam trair companheiros pelo seu "amado". Danshi Koukousei Nichijou, acho que retrata o quanto os meninos e homens se acham, apesar de uma forma bem divertida. Nossa, acho que exagerei um pouco, bem, Sayonara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM POUCO? Nada, japas são muito machistas e dá pra ver claramente nos animes em geral, até quando ele é voltado para meninas, a gente vê machismo. Não é um exagero, é bem real isso, está, aos poucos, sendo mudado isso com Boku no Hero, mas ainda assim, é notável o quando os homens possuem mais holofotes, mesmo tendo mulheres incríveis como a Momo e a Uraraka. Nos animes que citei, elas possuem um backgroung mais evoluído, motivações mais plausíveis do que é encontrado costumeiramente. Enfim... Entendi o seu ponto de vista.
      Desculpa por demorar pra responder seu comentário maravilhoso, um hino desses, bicho <3

      Excluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!