22/04/2018

Tsundere, Yandere, o que é? Tipos de dere e outras personalidades

Publicado dia 19.02.14, apenas atualizei as imagens, os textos estão quase os mesmos.
Eu aqui, acharam que morri ou que vivi? O importante é que yaoi eu vi -é, ontem eu vi, li, desenhei e imaginei Yaoi-. Mas tirando a parte do Yaoi -só eu apoio Hibari e Tsuna?- ontem eu também tentei preparar essa postagem, mas como ela tinha muitas imagens eu demorei um pouquinho. Agora tenho que ir desenhar um pé e uma mão e apontar os ossos deles, vai dar um trabalhão. Cheguei à conclusão que meu professor de Biologia é um grande louco pra fazer um trabalho desses... Vamos lá flutuar o/ 

Tsundere ~ Junção de Tsuntsun, que é desviar o olhar de um jeito rude e Deredere, que é amável. Significa ao pé da letra agressivo e amável. No início do anime é uma pessoa agressiva e grosseira, mas no decorrer mostram aquele lado mais amável e gentil. É bem comum em animes e é fácil identificar.

Tsunshun ~ Junção de Tsuntsun e Shun, que é derivado de um efeito sonoro japonês representando por melancolia, para baixo, triste, deprimido. Se alguém souber de um homem assim, fala aí nos comentários porque sinceramente não conheço nenhum rapaz que se enquadre nessa personalidade. 

Yandere ~ Yan significa doença mental ou emocional, Dere seria amável. Yandere é uma pessoa inicialmente gentil e fofa, mas que age por amor, ciúmes ou possessividade, podendo até ferir ou matar outras pessoas por esses motivos ou por algum outro motivo "plausível".

Yangire ~ Gire significa corte. Esse termo e o anterior são parecidos, mas Yandere aparenta ser fofo e ele mata com um motivo aparente, já o Yangire mata por simples prazer.

Kuudere ~ Kuu é derivado de Cool ou Cold, Frio e Indiferente. Pessoa fria que esconde ao máximo suas emoções, raramente mostram seu lado frágil. Às vezes possui um lado fofo, às vezes não. Pode ser o Todoroki Shouto de Boku no Hero.

Dandere ~ Dan vem de Danmari, referente a silencioso ou tímido. Tímidos, calmos e anti-sociais, mas depois demonstram ser amáveis. Não necessariamente frios, apenas reservados. Confundível com o anterior, mas Kuuderes conseguem relacionar-se com outras pessoas, enquanto Danderes optam por ficar calados na maioria do tempo.

Hajidere ~ Esse tipo de face de personagem ficaria facilmente vermelho ao ponto de ficar vermelho até coisas simples. Diferente de Dandere, Hajidere ficou tímido só a determinada pessoa. Eles facilmente ficam vermelhos na frente daquele certo alguém, causando dificuldade em confessar seus sentimentos. 

Himedere ~ "Hime" significa princesa. Esse tipo de personagem é aquele que tem traços de uma princesa estereotipada e esnobe, a princípio é arrogante, egocêntrica e vaidosa. Ainda assim, eles têm a capacidade de amar e muitas vezes amolecerão com o tempo, aprendendo uma lição valiosa no processo. Parece tsundere, mas é beeem diferente, pois tsunderes são agressivos, himedere não necessariamente. Seu masculino é oujidere, mas não achei um personagem que seja oujidere. edit.: Socorro, tem o Ciel, tá aí ele.

Kamidere ~ Kami significa Deus em japonês, então Kamidere é as personagens que gostam de ser tratadas de forma especial, como divindades, que se acham melhores que os outros.

Mayadere ~ Maya é ilusão. Refere-se a um personagem antagonista que muda de lado, tornado-se do bem. Certas circunstâncias fazem esse personagem tomar suas decisões, geralmente por admiração ou amor. Às vezes o personagem é imprevisível para o protagonista, já que esse mesmo personagem era um vilão. E pode também fazer piadinhas que um dia irá matar o protagonista.

Bodere ~ Um tipo novo de personagem, só existe um único personagem dessa categoria até agora, não convém colocá-lo aqui, mas quem quiser pesquisar, é a Mahiru Inami, de Working. O bodere combina a natureza violenta do tsundere com a timidez do dandere. Os personagens bodere geralmente são tímidos em torno do sexo oposto e atacam para esconder seu embaraço.

Deredere ~ São personagens amáveis e carinhosas, que estão sempre prontas para ajudar todos ao seu redor sem terem medo de mostrarem os seus sentimentos. Pode ser o famoso "moe".

Undere ~ Un é uma curta palavra para "sim". Refere-se a personagens que diz sim para praticamente tudo que seu amado propõem. Suas decisões sempre possuem interesse amoroso, mas isso também pode ser perigoso, já que a pessoa amada pode ser alguém com más intenções. Aceito sugestões de homens nessa categoria que eu possa colocar aqui.

Hinedere ~ Assume a natureza gelada do kuudere e combina-o com a atitude arrogante do kamidere. Personagens Hinedere são muito cínicos e sarcásticos, mas mostram seu lado suave quando um personagem rompe sua concha. O Hachiman Hikigaya, de OreGairu é um exemplo, também é um tipo de personagem novo e é difícil achar personagens desse modo.

Sadodere ~ O nome sugere, personagens sádicos -opa, o favorito da Hari, oi-. Você pode ver vários personagens Sadoderes aqui nesse post. Mas o que mais faz jus ao termo, sendo também amável, é o Okita Sougo, de Gintama. 

Kanedere ~ Esse é fácil, kane ou okane significa "dinheiro". São personagens que são até amáveis, mas... Dinheiro à parte, não é mesmo?

Yamato Nadeshiko ~ “Ideal de mulher japonesa” no ponto de vista masculino dos japoneses. Mulher educada, fiel e que saiba cuidar bem do marido e dos filhos e faz tudo pelo bem deles sem reclamar. A diferença entre yamato nadeshiro e undere é que a yamato nadeshiro é uma mulher ideal que os homens procuram, bela recatada e do lar e a undere é uma mulher -pode ser usado para homens também- do tipo "vamos ali comer merda?" "vamo".

Megane ~ Usam óculos e são inteligentes. Quando homens são sérios, intelectuais, exemplos de alunos, comportados, também são maduros, tímidos, e desajeitados. Quando são mulheres geralmente são gentis, amáveis, tímidas e calmas ou podem ser bobas, desajeitadas e feias com os óculos. Mas isso não é regra.

Ecchi/Hentai ~ Ecchi significa obsceno e Hentai é pervertido ou estranho, é o personagem pervertido e que gosta de ver mulheres semi-nuas ou coisa parecida, muitas vezes assediando as mulheres do anime.

Loli e Shota ~ Geralmente tem - ou aparenta ter - menos de quinze anos, são personagens pequenos, frágeis e fofos, o velho deredere, mas não necessariamente, só a aparência infantil já é suficiente. Loli para meninas, Shota para meninos.

Dojikko ~ Doji significa atrapalhado ou desajeitado, Ko significa jovem ou criança. Meninas desajeitadas, que derrubam e tropeçam em tudo, na maioria são muito fofas e moe. Existem personagens masculinos assim, porém eles são a minoria.

Genki ~ Energético ou entusiasmado. Genki é um personagem -geralmente colegial, mas nem sempre- que tem muuuuita energia, de tal forma que ela corre e pula por toda parte, frequentemente com os braços acenando loucamente.

Pettanko ~ Pettan é a onomatopeia para coisas que estão amassadas e Ko significa menina/filha/criança. Meninas com pouco peito que meninos costumam chamar de "tábuas". Mas para ser Pettanko, elas tem que se incomodar ou ter orgulho disso.

Bokukko ~ Boku é "eu" usado pelo sexo masculino. São personagens agressivas que realmente não levam desaforo para casa e tem dificuldade de mostrar seu lado "feminino". Podem ser também Tsundere e Pettanko, mas não é regra.

Bifauxnen ~ Particularmente não gosto desse termo. É uma personagem feminina que se assemelha a um menino bonito e andrógino, geralmente associada a um traje "masculino" apropriado.  Por coincidência, a maioria parece muito "príncipe encantado", possuindo elegância e estilo. Não são homens trans, são meninas simplesmente "confundidas" com homens. Não gosto desse tempo porque ele enquadra como "mulher" os personagens que vejo que claramente não são homens e nem mulheres, e sim não-binários como gênero fluido ou bigênero, por sorte, pouca gente conhece esse termo e só coloquei aqui porque vocês podem ver pela internet -mas evitem reproduzir, pode até soar ofensivo-.

Tomboy ~ É a versão menos preconceituosa da versão acima e não necessariamente tem a ver com anime. Tomboy é uma menina, ela mesma se identificou como mulher, que se vestem e possuem gostos parecidos com os dos garotos. Não necessariamente lésbica, mas quase sempre Bokkuko. 

Bishounen e Bishoujo ~ Bi significa "Bonito", Shounen "menino" e Shoujo "menina". Personagens meninos e meninas bonitos. Uma curiosidade aleatória é que bonito na visão dos japoneses é algo de aparência delicada, pois no Japão a beleza é assimilada a figura feminina por isso não é estranho ouvir um japonês falar "Ele é tão bonito que parece uma menina".

Sukeban ~ Uma garota delinquente, líder de gangue e tals, tô sem imagem, quem quiser me doar, acho ótimo.

E é isso, você quer lista mais completa, @? Na real ainda está faltando Teasedere, bakadere e muitos outros por aí, mas ok. Lembrando que um personagem pode estar classificado em mais de um dessas personalidades aqui citadas, ok? Por exemplo, a Nami é bokukko, mas também é kanedere e até muito tsundere, é mais fácil quando a gente não trata esses termos como caixinhas e sim como adjetivos normais. 

12 comentários:

  1. HAHAHAHAHA acho que sou uma Pettanko então HAHAHAHA
    Muito bom o post :3
    Beijos!
    http://enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. KKkkkkk, sou um Megane kk.
    Eu gosto de ver Kuudere em animes, esses personagens me chamam a atenção.
    Abraço Hari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Megane? Jurava qualquer um menos esse kkkk'
      É eu também, eles chamam atenção, são enigmáticos, gosto disso em um anime u.u

      Excluir
  3. Adorei o post! *o*
    Acho que sou uma mistura de Dandere com Dojikko, pois sou calma e silenciosa, mas também muuuuuuuito desastrada xD eu realmente não gosto de prateleiras de copos e coisas do tipo, principalmente em lojas hsuashaushau nunca me esqueço da vez que eu quebrei uma tigela de porcelana numa loja e.e

    Beijinhos, Hari >3<

    Mundo Nipo Coreano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Pettanko e talvez um pouco Bokukko.
      Vish... Eu nunca passei por isso não -Aleluia kkk- deve ter sido tenso e até engraçado -qq

      Excluir
  4. Sabe aquele momento em que você não sabe se é, Tsundere, Kuudere, Dandere, Megane, Bokukko ou Dojikko?
    Tipo eu aqui! Num sei qual eu sou!

    Ficou ótimo o post Hari!
    Bjinhus da Baby Panda! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nunca foi e nunca será Kuudere. Você está mais pra Dojikko, eis a solução u.u
      Obrigada

      Excluir
  5. Aqui! A Echizen de Tanaka - kun wa itsumo kedaruge é um otimo exemplo de deliquente. Apesar de ela ser um pouco? ? ... Gentil e gosta de coisas fofas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boaaaa, vou pesquisar sobre ela e talvez eu coloque ela e mais uma outra que tô pensando aqui <3
      Muuuuito obrigada

      Excluir
  6. sou uma deredere pettanko

    ResponderExcluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!